sábado, 24 de outubro de 2009



O nosso trabalho de Área de Projecto é baseado na
levitação magnética. Tem o objectivo de explicar o funcionamento de um comboio movido a levitação magnética, tal como no Japão, o "Maglev".

Deixo aqui um breve resumo e o video de apresentação do comboio:

http://www.youtube.com/watch?v=weWmTldrOyo

Os comboios movidos por levitação magnética, ao contrário dos habituais comboios, não têm rodas, eixos, transmissão ou linhas aéreas, sendo propulsionados apenas pelas forças atractivas e repulsivas do magnetismo. As rodas e os carris da pista são assim substituídos por um sistema electromagnético, capaz de suportar o peso do comboio de forma a não existir qualquer contacto físico entre o veículo e a pista. Assim, a única força de atrito existente neste sistema é a resistência do ar, o que vai permitir que estes comboios atinjam grandes velocidades enquanto proporciona a presença de pouco ruído e um baixo consumo de energia.

in, http://www.trenddomaining.com/pics/maglev2.jpg

Para proporcionar a levitação magnética do comboio vão existir bobinas supercondutoras no comboio e na pista, havendo dois tipos diferentes de bobinas na última: as bobinas de levitação (permitem levitar e manter o comboio na pista) e as bobinas de propulsão (permitem o movimento do comboio). Estas bobinas cumprem as suas funções quando por elas passa uma corrente eléctrica.

A levitação acontece devido à repulsão magnética que surge com a utilização de bobinas supercondutoras capazes de criar fortes campos magnéticos. Estas vão induzir uma corrente eléctrica nas bobinas presentes nos trilhos da pista do comboio, corrente esta que vai gerar um campo magnético induzido e contrário ao que lhe foi aplicado, originando assim uma repulsão magnética entre o trilho e a bobina presente no comboio, o que vai permitir a levitação do mesmo.


in, http://projectomaglev.no.sapo.pt/funcionamento do maglev.htm





Esta foi a primeira experiência que realizámos sobre a repulsão magnética. Construímos um protótipo no qual fizemos vários testes. Não é visível na figura, mas, em cima dos suportes laterais foram colocados ímanes igualmente espaçados e sempre com pólos opostos (N, S, N, S, ...). O veículo assenta sobre os carris e possui dois ímanes para que se realize a repulsão.
Após várias tentativas concluímos que desta maneira não é possível fazer com que este veículo se desloque. Isto deve-se ao facto de o campo magnético num certo ponto da pista impossibilitar o seu deslocamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário